Primeira Sessão Ordinária da Câmara Municipal de 2018

Publicado em: 08/02/2018 00:00

Após o recesso parlamentar do mês de Janeiro, as atividades plenárias da Câmara Municipal de Itapagipe, retornaram na noite de terça-feira (06/02). Na Sessão Legislativa, foi aprovado o Projeto de Lei Complementar n°70 de 19 de Janeiro de 2018 que dá nova redação ao § 1º do Art. 3º da Lei Complementar nº 004 de 06 de junho de 2007, com Redação dada pela Lei Complementar nº 12 de 27 de janeiro de 2010 que dispõe sobre contratação de pessoal por tempo determinado para atender à necessidade temporária, de excepcional interesse público da Prefeitura Municipal de Itapagipe e dá outras providências. Foi aprovado também o Projeto de Lei n°221 de 19 de Janeiro de 2018, que institui gratificação de sobreaviso, devida aos servidores enfermeiros e auxiliares de saúde (auxiliar/técnico de enfermagem) fora dos horários normais de trabalho.

TRIBUNA:

Na parte final da 1ª Sessão Legislativa, a vereador Idivaldo Andretta(Formiguinha) usou do seu pronunciamento para desabafar, dizendo que a população está falando que os vereadores são comprados, pela administração – “jamais me vendo, eu honrei meu papel de vereador ao meu pai” – justificou. Disse ainda que está levando suas indicações ao executivo.

Já o vereador José Lucas reconheceu que esse ano precisa ter mais realizações, e menos dificuldades. Ele disse - “a rodoviária precisa ser arrumada, o banheiro da academia ao ar livre precisa ser construído, a avenida do contorno precisa urgente de reparos, secretaria de obras tem muito o que fazer, tanto na cidade como na zona rural” - relatou. E finalizou dizendo que tem esperança que este ano será melhor, com mais planejamento.

Em seu pronunciamento, o vereador Adriano Ferreira de Morais discorreu sobre projeto n°221, onde foi favorável, e disse – “sou favorável pois tudo aquilo que é para o bem do servidor não tem como ser contra, pois já é uma classe bem sofrida” - pontuou. Justificou o motivo que votou também no projeto de lei complementar n°70, pois é uma Lei que sempre votou compra, mais votou favorável, pra mostrar que o executivo tem autonomia, independentemente de ter passado o projeto ou não. Disse - “fui questionado pelos universitários da cidade, pela atitude que o executivo está tomando, pois será tirado o ônibus da linha de Frutal, e passar para São José do Rio Preto, pois tem mais alunos, e querendo pegar o ônibus que vai pra Vila Coqueiros para levar os alunos para Frutal”- explicou. Disse ainda que é um absurdo, tirar o que é de um e dar pra outro - “a administração tem que contratar um outro ônibus, pelo menos provisório” - disse ele. Falou que o repasse dos servidores ainda não foi feito, que o servidor está sendo lesado pela essa administração, que o plano de carreira do educador até hoje não foi feito, e que só ficou no planejamento. Enfim ressaltou, que são tantas coisas que estão no planejamento e que só planejam e não concluem.

O nobre Edil Orides José Barbosa, em sua fala na tribuna, aproveitou o momento para pedir paciência à população referindo-se a precariedade de algumas estradas rurais, devido as grandes chuvas nessa época, disse que tem conhecimento sobre as dificuldades encontradas na cidade e na zona rural e que tem muito a ser feito esse ano, com uma boa administração e um bom planejamento com o apoio do legislativo.

Situação das estradas rurais também foi assunto no pronunciamento do Vereador Fransérgio de Oliveira Borges na tribuna-livre da Câmara – “a zona rural em tempo de chuva não convém mexer nas estradas, tenho como exemplo a região do Cascavel que, em um mês foram lá três vezes e continua da mesma forma, se não tirar enxurro e colocar cascalho não adianta de nada” - relatou.

Por fim, encerrando os pronunciamentos da 1ª Sessão Legislativa O vereador Luiz Leonel(Luizinho) disse sobre a importância de reunir mais com o executivo, ressaltou - " os vereadores tem que sentar com a Prefeita e reivindicar as principais demandas, pois tudo de uma vez não dá pra fazer"- finalizou.

Agradeceu a todos pela presença na 1ª Reunião Ordinária da Câmara e convidou toda população, para participar da próxima Sessão.