Nágila sugere à instalação do SINE em Itapagipe

Publicado em: 16/03/2011 00:00

O SINE - Sistema Nacional de Emprego é um órgão do Governo Federal, coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, por intermédio da Secretaria de Política de Emprego e Salário, com o objetivo de fazer intermediação de mão-de-obra, através de suas agências espalhadas por todo o país, controlar o pagamento do seguro-desemprego e apoiar o Programa de Geração de Emprego, Trabalho e Renda.

Dispõe de um conjunto de ações voltadas para facilitar a inserção ou reinserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, além de garantir a sobrevivência do trabalhador durante o tempo de procura de um emprego, através do cadastro e encaminhamento para emprego e do atendimento do seguro desemprego.

Os recursos financeiros mantenedores do SINE são provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT – e repassados aos Estados e Municípios através do convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego. Os recursos do FAT sãos investidos na formulação e implementação de políticos com foco central na promoção de novos postos de trabalho e financiamento de programas que visem ao incremento da empregabilidade do trabalhador.

Em Minas Gerais, o SINE é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDESE.

Para que os itapagipenses não precisem se deslocar até Frutal por para serem atendidos pelo SINE a vereadora Nágila Andrade Maluf Garcia PSC apresentou indicação dia 15/03/2011 sugerindo a  instalação de uma unidade do SINE em Itapagipe, a expectativa é que a partir de sua implantação haja um expressivo desafogamento do atendimento da unidade do SINE de Frutal, favorecendo os interessados com maior agilidade no seu atendimento, com maior interatividade com as empresas do nosso mercado de trabalho e, consequentemente, com o crescimento do número de vagas de emprego. Caso haja a instalação de uma agência da Caixa Econômica Federal em nossa cidade, será de grande valia a instalação da unidade do SINE, já que suas atividades se complementam.