Geral

Legislativo Municipal realiza 8º Reunião Ordinária de 2017

Publicado em: 20/04/2017 00:00

Whatsapp

 

Na noite de terça-feira (18/04), aconteceu a 8º Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores. Na Sessão, foram aprovados importantes Projetos e, também, indicações de autoria dos nobres Edis, reivindicando ao Executivo, benefícios para Itapagipe.

 

PROJETOS

Na Reunião, os vereadores aprovaram o Projeto de Resolução nº. 01, de 06 de abril de 2017, de autoria da Comissão de Fiscalização e Orçamentária, da Câmara Municipal de Itapagipe, que aprovou, integralmente, as contas do Executivo Municipal de Itapagipe, relativo às contas do Executivo Municipal, exercício 2014, de responsabilidade do Prefeito Municipal a época, Wildirlei Queiroz Menezes Barbosa.

Além disso, foi votado e aprovado, por unanimidade, o Projeto de Lei Municipal nº. 191 de 10 de abril de 2017 que alterou a redação do art. 3º da Lei Municipal nº. 93 de 19 de abril de 2013, fixando novos valores à gratificação de plantão dos profissionais técnicos em radiologia. Dessa forma, a gratificação do plantão normal será R$ 65,00 (sessenta e cinco reais) e o plantão ampliado será R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).

A Câmara de Vereadores aprovou também, na 8º Reunião Ordinária da Casa, o Projeto de Resolução nº. 02, de 17 de abril de 2017, de autoria da Mesa Diretora, que criou o cargo de Assessoria Parlamentar, órgão de assessoramento integrante da estrutura administrativa da Câmara Municipal de Itapagipe.
Segundo justificativa dos autores do Projeto, o objetivo do cargo criado é atender às necessidades iminentes dos parlamentares, dando suporte técnico e operacional a todos no desenvolvimento de suas atividades institucionais. Além disso, tem a finalidade de dar mais celeridade e efetividade às ações de cada vereador.

 

INDICAÇÕES

O vereador José Lucas Ferreira Filho (Lucas), reivindicou na 8º Reunião Ordinária da Câmara ao Executivo, a construção de redutores de velocidade nas Ruas 22 e 22A, no quarteirão da Praça do Cristo, no Jardim Castro. Segundo o nobre Edil, tal benefício se faz necessário para reduzir a velocidade nas proximidades da praça e visa aumentar a segurança da população, tendo em vista que o fluxo de carros, motos e pedestres é muito intenso no local.
Para o escoamento das águas pluviais que ficam empoçadas causando transtorno aos moradores, Lucas solicitou ainda na Sessão, a construção de uma canaleta na esquina da Avenida 03 com a Rua Jácomo Agreli (lado esquerdo no sentido Bairro Olinda). 
Por fim, pediu ao setor competente da Prefeitura, o cascalhamento da estrada que dá acesso à propriedade do Senhor Iron Pereira Duarte e das Senhoras Célia Carneiro Silva e Nilma Carneiro Silva.

Já o nobre Edil Orides José Barbosa, apresentou duas indicações na Reunião Ordinária da Câmara Municipal reivindicando melhorias para o município.
O Vereador pediu à Administração Municipal, na 8º Reunião da Câmara, a instalação de letreiro com o nome de Itapagipe na rotatória do trevo da entrada da cidade e, além disso, solicitou também ao Executivo, um aterro com cascalhamento, ligando a Avenida do Contorno no Bairro Maria Aparecida de Assis à rodovia MG 255.

Por fim, visando dar maior segurança aos alunos e funcionários da Escola Municipal Pedro Gonçalves Ferreira, o vereador Fransérgio de Oliveira Borges apresentou na Reunião desta terça-feira (18), Indicação nº. 044/2017 solicitando ao Executivo que coloque redutores de velocidade em frente à referida Escola.

 

TRIBUNA

Na parte final da Reunião, o vereador Adriano Ferreira de Morais (Adrianinho do Deca), usou a tribuna livre da Casa para repudiar o comportamento de alguns servidores públicos. Segundo ele, colaboradores da área da saúde, faltou com ética ao expor, em aplicativo de mensagens instantâneas, um paciente - “Presidente desta Casa, eu exijo a Vossa Excelência que faça uma indicação a Senhora Prefeita e ao Senhor Secretário de Saúde, solicitando que esses funcionários se retratem ou sejam demitidos, porque isso é uma falta de respeito, esta faltando ética no departamento de saúde”- pontuou.

Adrianinho criticou ainda a operação tapa-buracos feita na Avenida do Contorno e o recapeamento feito no local, anos anteriores, na gestão da atual Prefeita. O vereador, em seu pronunciamento, falou ainda sobre a limpeza dos terrenos públicos – “O fiscal cobra a população para que cuidem da limpeza, mas e os terrenos públicos, quem irá cuidar? A Senhora Prefeita e o Senhor Fiscal tem que cuidar primeiro da limpeza de propriedades públicas, para depois, cobrar a população” - salientou.

Em seu pronunciamento, o vereador Idivaldo Andretta, popularmente conhecido como Formiguinha, acrescentou a fala do vereador Adriano, sugerindo que o Secretário de Saúde marcasse uma reunião com os colaboradores da área, para que, assim, tivesse uma melhoria na prestação dos serviços da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) aos pacientes. Além disso, Formiguinha criticou e repudiou a atuação dos agentes da SUAPI.

Ainda na parte final da reunião, o nobre Edil Orides José Barbosa, em seu pronunciamento, reclamou da demora na execução dos serviços reivindicados por ele à Administração Municipal. O vereador, na oportunidade, informou ainda que há duas retroescavadeiras sendo utilizadas para retirar entulhos na cidade e, segundo ele, precisaria estar a serviço da zona rural – “a meu ver é inviável ter retroescavadeira só para carregar entulho, tem várias bases de mata-burros para ser assentadas. O Produtor fica esperando e não tem a liberação de uma retroescavadeira para ser destinada e utilizada na zona rural, precisa ter um bom senso para que as coisas melhorem”- destacou. Além disso, Orides sugeriu ao Executivo que contratasse mais funcionários devido à demanda dos serviços e para dar maior agilidade na prestação dos mesmos.

Já o vereador Wilson Rodrigues (Cascão), aproveitou a sua fala para reconhecer o trabalho dos Secretários Municipais. Em seu pronunciamento, elogiou também a equipe da vigilância sanitária pelos relevantes serviços prestados no município e pelas campanhas feitas em combate ao mosquito da dengue.

Situação das estradas rurais também foi assunto no pronunciamento do Vereador Sézio Francisco da Silva na tribuna-livre da Câmara – “não estou criticando a Prefeita, mas a zona rural - em tempo de chuva - é sempre um problema. Tem algumas partes das estradas que já foram recuperadas, porém na subida da Serra, tem que ter consciência que lá é um perigo, sobe perua, sobe van escolar, está cheio de buracos” – relatou. Sézio sugeriu que a Prefeita Municipal arrumasse primeiro os pontos mais críticos das vias rurais.

O vereador José Lucas F. Filho (Lucas), também fez o uso da tribuna-livre da Casa. Na oportunidade, disse que todas as Prefeituras precisam mudar a forma de administrar – “A administração de qualquer Prefeitura tem que ser feita como se fosse uma empresa, não em beneficio próprio. A partir do momento que a Administração Pública for vista como iniciativa privada, onde se faça o melhor para o povo - independente de quem seja - a cidade vai se desenvolver de uma forma bem melhor” – disse o vereador.

Retomando o fato ocorrido na Unidade de Pronto Atendimento, o vereador Fransérgio de Oliveira, repudiou o comportamento de alguns funcionários, disse que o trabalhador precisa estar mais bem preparado e defendeu que os mesmos se retratem, ou que sejam punidos.

Logo em seguida, o Presidente da Câmara, vereador Luiz Leonel Filho (Luizinho), acrescentou sugerindo que houvesse a proibição do uso do celular no período de trabalho, uma vez que, comentários infelizes foram feitos em um grupo de wathsapp, ofendendo um paciente. Por fim, o Presidente agradeceu a presença de todos os presentes e os convidou a participar da próxima Reunião Ordinária.