Sinalização das vias urbanas e manutenção das estradas rurais foram alguns dos pedidos apresentados na 10° Sessão Legisl

Publicado em: 21/06/2016 00:00

Aconteceu na noite de terça-feira (21/06), a 10º Sessão Ordinária da Câmara de Itapagipe. Em plenário, foram apresentadas cinco indicações dos nobres Edis e várias reivindicações a Administração Municipal.

No início da Reunião, o Plenário fez um minuto de silêncio em homenagem póstuma ao ex vereador e também ex Presidente da Câmara Municipal de Itapagipe no biênio 1981-1982, Senhor Ivaldo Gerônimo da Silva. Posteriormente, a vereadora Nair Ferreira de Faria Araújo apresentou indicação solicitando ao Prefeito Municipal a construção de cerca (alambrado) em volta da Escola Municipal Alonso de Morais Andrade, localizada na Vila Coqueiros. Segundo a vereadora, a proposição visa garantir maior segurança e proteção às crianças da referida Escola. Nair reivindicou ainda na Sessão, a manutenção da estrada localizada na descida da ponte do Rio Verde. Por fim, visando coibir o excesso de velocidade, a vereadora solicitou a construção de lombada na Rua 24, localizada no Jardim Castro (em frente à casa do senhor Valdir).

O vereador Orides José Barbosa, pediu na 10º Reunião Ordinária ao setor competente da Prefeitura, que providencie a recuperação da estrada que liga a Vila Coqueiros ao Rio Verde, no município e, também, a colocação de corrimões na ponte do Rio Verde, que liga a Vila Coqueiros a São Francisco de Sales, em parceria com o Prefeito da cidade, Senhor José da Patrola. Orides pediu ainda que o Prefeito Municipal providencie o conserto dos ônibus escolares que atuam na zona rural – “os ônibus estão em péssimo estado de conservação e os ônibus de reserva também estão sem condições de uso, dificultando o transporte escolar” – lamentou o vereador.

Tribuna-livre

Na segunda parte da Sessão Legislativa, a vereadora Júlia Aleixa C. Queiroz aproveitou e, assim como Orides, discursou sobre a sua insatisfação com o transporte escolar rural e também das estradas rurais – “não é de hoje que estou vendo a situação dos ônibus escolares, se não fazer a recuperação das estradas não adianta consertar os ônibus” – reclamou Júlia. Além disso, Júlia disse que é taxada de oposição, mas que visa trabalhar em benefício do povo. Ela ainda explanou sobre o desrespeito com a classe educadora e disse que lutou pelo plano de carreira dos professores.

Ainda em sua fala na tribuna, Júlia aproveitou para elogiar Jairinho, Tinoco e Mario Nei, os quais são servidores da prefeitura, pelo excelente trabalho que desenvolvem. Aproveitou também para agradecer os profissionais que realizam o curso de panificação, o qual está sendo realizado no Sindicato Rural e informou que esteve em Brasília/DF em uma audiência com Deputado Federal George Hilton, o qual tem uma forte ligação com o FNDE para futuros projetos.

Na parte final da Sessão, o vereador Juliano José Marques da Silva criticou a falta de placas indicativas e a precariedade da sinalização nas vidas da cidade – “nos últimos quinze dias aconteceu dois acidentes na cidade pela falta de sinalização. Está terminando o mandato e a sinalização não foi feita, o discurso está se tornando enfadonho.” – lamentou o nobre Edil.  Ele disse ainda que a sinalização e as placas são necessárias para manter os motoristas informados quanto aos nomes das ruas e também, facilita o trabalho da polícia militar na punição dos infratores. Disse ainda que reconhece a dificuldade econômica do município, só que, se o serviço for bem feito e de qualidade, há maior durabilidade, explicou.

Já o Edil Orides José Barbosa apresentou em plenário críticas severas a atual Administração. Segundo o vereador, o povo precisa de atendimento digno e de trabalho sério e não de promessas enganosas - “por que investiram em um hospital de 1.700.000,00 (um milhão e setecentos mil reais) para não ter aproveitamento? Investiram em um hospital que está fechado e hoje faltam recursos para outras prioridades.” – questionou Orides. O vereador disse ainda que não faz oposição, mas que luta pelo povo. Mostrou-se indignado com fatos que estão acontecendo na atual administração e asseverou que todos os vereadores foram eleitos pelo povo e, por isso, todos tem a obrigação de cobrar do Executivo as necessidades do povo e, assim, mostrar o potencial do Legislativo.

Em sua fala, Orides também indagou sobre a exigência da Usina Bunge para que os moradores da Comunidade Vila Coqueiros morem na cidade de São Francisco de Sales, para que assim possam trabalhar. Ele solicitou ao Presidente da Câmara Sézio Francisco para que o mesmo marque uma reunião com o Executivo, a fim de esclarecer tal questão e disse que isso é uma falta de respeito para com os eleitores do município de Itapagipe. Além disso, o nobre Edil falou sobre a precariedade da sinalização na cidade e, também, das estradas rurais que, segundo ele, estão em estado de calamidade.

Aproveitou a oportunidade e parabenizou os servidores Jairinho e também o Tinoco pelos serviços prestados à Itapagipe. Entretanto, denunciou o descaso de alguns encarregados e também de servidores que trabalham no Almoxarifado “– o Prefeito não olha nada, não corre atrás, não verifica o que ta fazendo, não da ordem e não acompanha o trabalho dos funcionários. Os encarregados dos serviços na zona rural tem que acompanhar os trabalhos e não só abastecer as máquinas e ficar no watsapp”- reclamou.

Prosseguindo, o vereador Luiz Leonel Filho, solicitou em sua fala ao senhor Presidente da Casa que cobre do Executivo a instalação de um toldo no PSF Dr. Edson Rodrigues. De acordo com Sézio, o Prefeito lhe garantiu que vai tomar providências, uma vez que ele já havia direcionado tal reivindicação.