Vereadores aprovam Projeto que concede Diploma de Honra ao Mérito a Cabo Pércia

Publicado em: 17/09/2015 00:00

Aconteceu na noite de terça-feira (15/09), a 14º Sessão Legislativa do ano de 2015. Na Reunião, foram apresentadas 05 indicações, o Projeto de Decreto Legislativo que concedeu Diploma de Honra ao Mérito a cabo da Polícia Militar, Sra. Pércia e também, foi encaminhado o Projeto de Lei, o qual prevê instituir meia-entrada, às Comissões especiais da Casa, para que as mesmas emitam os seus pareceres.

Júlia Aleixa Carneiro Queiroz (PRB) solicitou, ao Prefeito Municipal, medidas necessárias para realizar a abertura e a pavimentação asfáltica da Avenida 15 (ao lado da peixaria do Devair), bem como a instalação de poste(s) de iluminação. A vereadora reivindicou também, a manutenção da estrada localizada na propriedade do senhor Eufrásio Vieira de Queiroz e o conserto de mata-burro na propriedade do senhor Vicente Amâncio, próximo à ponte, localizado na fazenda Buriti.

Já o vereador Luiz Leonel Filho (PSDB), indicou na Sessão Legislativa, a instalação de placas de identificação nas ruas no Bairro Sebastião Soares I e II.

Nair Ferreira de Faria Araújo (PSDB), pediu ao Executivo, a restauração dos bancos da Praça do Cristo, situados no Jardim Castro.

Na Reunião Ordinária, foi aprovado por unanimidade, através de escrutínio secreto, o Projeto de Decreto Legislativo nº 02, de 01 de setembro de 2015, de autoria do vereador Sinvaldo Roberto Barbosa (Toco), que concedeu Diploma de Honra ao Mérito a cabo da Policia Militar de Minas Gerais, Sra. Pércia Luzia Carneiro dos Reis Gonçalves.
De acordo com o vereador, a homenageada representa, com propriedade, a grande busca da mulher pela igualdade entre os sexos no mercado de trabalho. Segundo ele, hoje, as estatísticas, mostram que as mulheres estão conseguindo entrar no mercado e, mais, obtendo êxito em profissões antes consideradas tipicamente masculinas. Entretanto, mesmo com todas essas conquistas, continua existindo a discriminação, o preconceito e principalmente a desigualdade salarial entre os sexos.
Sinvaldo, ressaltou que, a Srª. Pércia mostra-se atuante na sociedade, participando como voluntária em campanhas beneficentes, como o projeto "Dia de Criança Feliz"; projeto de doações de brinquedos para crianças carentes na cidade de Itapagipe e também da Vila Coqueiros; projeto do material escolar para crianças e adolescentes; trabalhos voluntários realizados nas 02 (duas) casas da sopa de Itapagipe, com entrega de sopa em domicilio; projeto padrinhos da escola, com acompanhamento diário nas escolas da rede municipal e estadual; projeto "Cinema na Praça" e projeto de visitas em domicílios de vitimas de violência doméstica.
"Primeira e única mulher itapagipense a integrar a Policia Militar do Estado de Minas Gerais, Pércia sempre lutou em defesa da comunidade itapagipense, com ações que vão muito além das atribuições do seu ofício" - asseverou o vereador.

Por fim, foi apresentado o Projeto de Lei nº CM/003, de autoria dos vereadores Juliano José Marques da Silva e Wilson Paula Rodrigues (Cascão) e encaminhado às Comissões especiais da Câmara, para análise e emissão de pareceres.
O referido projeto prevê instituir meia-entrada para estudantes, professores, monitores de educação e idosos para o ingresso em eventos artísticos-culturais, shows, casas de diversão, espetáculos teatrais, musicais e circenses, casas de exibição cinematográfica, praças esportivas e similares das áreas de esporte, cultura e lazer, bem como em seus respectivos estacionamentos, no município de Itapagipe.