06 Indicações são aprovadas na 12° Reunião Ordinária da Câmara

Publicado em: 18/08/2015 00:00

Os vereadores de Itapagipe na Sessão Ordinária desta terça-feira (18/08/15) dedicaram os trabalhos para aprovação de 06 (seis) indicações de melhorias para a população. Além disso, na Reunião, foi apresentado pelo Presidente da Câmara Sézio Francisco da Silva o Projeto de Lei, n° 153 de 12 de agosto de 2015, de autoria do Executivo.

O Parlamentar Luiz Leonel Filho (PSDB), reivindicou ao Prefeito Municipal, que providencie a instalação de rede de internet sem fio WI-FI, nas redondezas da Praça da Matriz. Segundo Luizinho, a proposição tem a finalidade de disponibilizar internet, de maneira gratuita, agregando conhecimento e interatividade aos usuários - “uma sociedade mais conectada contribui em muitos aspectos para o seu desenvolvimento”, argumentou ele.

Tendo em vista que muitas crianças possuem necessidades de aprendizagem diferenciada devido às suas dificuldades, a vereadora Júlia Aleixa Carneiro Queiroz (PRB), solicitou a Administração Municipal à contratação de psicopedagogas para as Escolas Municipais. De acordo com Júlia, a referida contratação, tem como objetivo dar atenção aos interesses e necessidades dos alunos às suas dificuldades, visando melhorias no desempenho escolar.

A nobre Edil, indicou também ao Executivo, que o mesmo providencie a reforma da calçada e o conserto dos computadores da Escola Municipal Pedro Gonçalves Ferreira – “Tal provento, irá beneficiar os funcionários e alunos da referida escola, tendo em vista que a calçada está danificada e os computadores estão necessitando de reparos” – justificou.

Júlia por fim, solicitou na Sessão, a implantação de uma faixa de pedestres em frente à Escola Pedro Gonçalves, para proporcionar melhor trafegabilidade e para evitar que ocorra acidentes com as crianças.

Já o vereador Juliano José Marques da Silva (PRB), reivindicou ao Prefeito, que juntamente com o Departamento Pessoal da Prefeitura Municipal, IPREVI e UNIMED, verifique a possibilidade de estender a contratação do Plano de Saúde aos servidores municipais aposentados. Juliano explicou que, considerando que o pagamento do Plano é realizado através de desconto em Folha, a inclusão dos servidores municipais aposentados é segura e garante a estes um atendimento médico condigno, não havendo, portanto, justificativa para excluí-los de tal benefício.

Na Reunião, os 09 (nove) vereadores que compõe o Legislativo Municipal, em parceria conjunta, apresentaram a Indicação n°. 051/2015 solicitando que o Executivo adote as medidas necessárias juntamente com os profissionais de medicina veterinária, a fim de realizar o controle de zoonoses, através da esterilização e castração dos “cachorros de rua”. De acordo com os vereadores tornou-se incontrolável a quantidade de cachorros perambulando pelas ruas da cidade. Segundo eles, além dos mesmos perturbarem e tirarem o sossego da cidade, sofrem com fome, sede e frio e por não serem vacinados e não contar com cuidados de higiene necessários, podem transmitir diversas doenças à população.

Os Edis em conversa com os profissionais de medicina veterinária da cidade, estes se mostraram sensibilizados e solidários à causa.

Por fim, foi apresentado o Projeto de Lei n°. 153 de 12 de agosto de 2015, de autoria do Executivo, que institui o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS). Ele define princípios, diretrizes, estratégias e instrumentos para a realização das ações de planejamento habitacional no município de Itapagipe. O Projeto ficará na secretaria da Câmara disponível para estudo e análise dos vereadores.

TRIBUNA

Na oportunidade, o Presidente da Associação Comercial e Industrial de Itapagipe – ACIITA, Alexandre Menezes de Freitas, usou a tribuna livre da Câmara para agradecer ao Prefeito Municipal e também aos vereadores pela doação do imóvel destinado a construção da sede da Associação.

Na parte final da Reunião, a vereadora Júlia Aleixa Carneiro Queiroz (PRB), anunciou que a Secretaria de Esporte, através de emenda parlamentar do então Secretário de Esporte Carlos Henrique da Silva, disponibilizou R$ 100.000,00 (cem mil reais) para reforma e/ou construção para quadras das Escolas.

Júlia ainda mostrou-se preocupada a respeito do espaço físico na Escola Pedro Gonçalves Ferreira, destinado ao Atendimento Educacional Especial – AEE, que ainda não está em funcionamento e, de acordo com a vereadora, os materiais recebidos destinados a AEE, corre o risco de serem devolvidos ao Ministério da Educação.

A Edil ainda discorreu sobre a Inauguração da cozinha na Escola Gil Brasileiro e disse que, através de pequenos passos que se constroem grandes sonhos.

Por fim, a Parlamentar levantou o questionamento a respeito da horta comunitária, que abastece as creches municipais, entretanto não ajuda as Escolas do ensino fundamental, o que seria uma maneira de assegurar a economia da Prefeitura.

O vereador Luiz Leonel Filho (PSDB), no uso da tribuna, reivindicou a manutenção da Iluminação pública e dos bancos na Praça do Cristo. Luizinho aproveitou na Sessão, para convidar todos para prestigiarem o Rodeio do Fubá, que acontece nos dias 21,22 e 23/08.

Fazendo o uso da palavra, o vereador Juliano José Marques da Silva (PRB), lembrou que no mês de Fevereiro, os 09 (nove) vereadores, juntamente com o Prefeito Municipal, resolveram abdicar da realização do Carnaval para que o dinheiro fosse destinado à construção do banheiro público e também, para resolver o problema dos pombos na rodoviária – “O banheiro está sendo construído, mesmo que de forma lenta. Reconheço a dificuldade que atravessa o nosso município e o Brasil, mas colocar uma tela para amenizar o problema dos pombos não fica caro” – relatou.