"Legislativo em foco" com Juliano José Marques da Silva

Publicado em: 26/09/2014 00:00

Juliano José Marques da Silva é filho do saudoso Adelfo Candido da Silva e Elibia Aparecida M.C. da Silva. Nascido em 20 de agosto de 1988, é formado em Administração pela Faculdade de Frutal/MG (FAF).
Juliano ocupa o seu primeiro mandato no atual biênio 2013/2016. O seu interesse pela política começou ainda jovem, foi líder de sala quando cursava o ensino fundamental e também na época do colegiado. Com 19 (dezenove) anos candidatou-se pela primeira vez ao cargo de vereador, entretanto só veio a ganhar nas eleições de 2012. O Edil ressalta que buscou na política uma forma de ajudar e trabalhar para um número maior de pessoas, e como jovem, se propôs a integrá-la para contribuir com a inovação e com as mudanças necessárias no Legislativo Municipal.
Atento as necessidades do povo Itapagipense, o Parlamentar buscou junto aos órgãos competentes melhorias em prol da saúde. Em seu primeiro mandato, Juliano solicitou à Prefeitura Municipal de Itapagipe cadeiras de banho, cadeiras de rodas, camas hospitalares, colchões de água e colchões “caixa de ovo”, para emprestar às pessoas deficientes e/ou acamadas do município. Reivindicou ainda para a saúde a aquisição de uma UTI Móvel.
Preocupado com a mobilidade urbana e sua infra-estrutura, Juliano pediu redutores de velocidade em diversos pontos da cidade e a construção de sinalização de faixas nas vias da cidade.
Uma bandeira que o vereador levantou devido a sua relevância, foi à criação de um Matadouro Municipal para o município, com o intuito de aprimorar e higienizar as carnes abatidas para o consumo da população.
Juntamente com os vereadores Júlia Aleixa Carneiro Queiroz e Cráides Teodoro Andrade, Juliano se propôs a trabalhar empenhadamente para conseguirem o transporte gratuito junto ao Executivo Municipal em benefício dos universitários da cidade. Os vereadores vêm também reivindicando Plano de Saúde e aumento salarial para os servidores municipais. Vale ressaltar que os três vereadores conseguiram através de seus trabalhos o montante de R$ 330.000,00 (trezentos e trinta mil reais) através de emendas parlamentares, destinadas à população Itapagipense.

Entrevista:

1)Qual a sua avaliação sobre o seu primeiro mandato eletivo?
Juliano: Avalio o meu mandato de maneira positiva, pois tenho procurado fazê-lo da melhor maneira, cumprido com a minha função de fiscalizar e legislar. Muitas vezes as pessoas não entendem a função do vereador, e vale lembrá-las que muitas decisões dependem do Executivo.

2)O que você espera da política futura?
Juliano: Espero que cada vez mais os jovens e a sociedade se interessem por política, porque é através dela que vamos construir uma cidade e um país melhor.

3)O que pode se esperar da sua própria atuação em benefício da política por você pretendida?
Juliano: Vou continuar como a mesma perseverança e a mesma garra para trabalhar em prol do povo, buscando sempre idéias novas, procurando fazer com que a política tenha mudanças, e que as pessoas percebam que ela é essencial na vida de todos. A política é um dos melhores caminhos para que a gente possa construir um país mais justo!

-Mensagem do Vereador:

Gostaria de convidar a população para participarem das reuniões da Câmara Municipal, que acontecem às primeiras e terceiras terças-feira de cada mês, às 19 horas no Plenário da Casa, para que assim, acompanhem o trabalho do seu vereador e participem mais das decisões que refletem no âmbito social.