Câmara entrega Título de Cidadão Honorário à Raimundo Cândido Junior

Publicado em: 26/08/2014 00:00

A Câmara Municipal de Itapagipe entregou na noite de sexta-feira (22/08), no Itapagipe Clube, Título de Cidadão Honorário de Itapagipe ao advogado e professor de Direito Raimundo Cândido Junior. Dono de um vasto currículo na área do direito, o homenageado foi presidente da OAB-MG por quatro mandatos e a presidia quanto foi instalada a subsecção da OAB de Itapagipe.

O autor do decreto que outorgou o Título de cidadania honorária a Dr. Raimundo foi o vereador Juliano José Marques da Silva. Ele disse que foi em reconhecimento a dedicação do homenageado em defesa dos interesses dos jurisdicionados da Comarca. "Esse é um reconhecimento à presteza e dedicação que o Raimundinho, como é mais conhecido, nunca mediu esforços para lutar em defesa dos jurisdicionados da Comarca, sempre lutou pelo constitucional direito do acesso à justiça, pelos menos favorecidos e foi importante na criação da subsecção da OAB de Itapagipe. Por isso, a merecida homenagem", explicou Juliano.

A Solenidade foi conduzida pelo Presidente do Legislativo Wilson Paula Rodrigues (Cascão) que destacou a admiração e excelência do trabalho desenvolvido por Raimundinho, como o é chamado, em favor da justiça na Comarca.

Já o homenageado citou brilhantemente o poema de Carlos Drummond de Andrade:

"Mundo, mundo, vasto mundo; se eu me chamasse Raimundo; seria uma rima, não seria uma solução. Mundo, mundo, vasto mundo, mais vasto é meu coração.".

Raimundinho agradeceu a honraria e destacou que o seu discurso é composto de três palavras: Paciência, Paciência e Paciência para que busquemos sempre a paz. "Com muita honra que recebo essa homenagem, embora não seja merecedor, vou procurar fazer por onde, enaltecendo o povo desta terra, divulgando sua beleza e fazendo de tudo para que a justiça, que é minha área, aconteça aqui em plenitude", falou.

O Presidente Cascão finalizou a solenidade e destacou que a fala de Raimundo diz muito sobre a sua imagem – “Raimundinho, mostra o quão grande o é, justamente por essa maneira humilde e serena de conduzir o seu discurso”, concluiu Cascão.

Homenageado

Raimundo Cândido Júnior, natural de Belo Horizonte, 62 anos, casado com a cruzeirense Vera Lúcia, três filhos (Carolina, Juliana e Felipe) advogados e cruzeirenses fanáticos como ele.

Advogado militante há 39 anos, tendo começado a trabalhar com o pai, Raymundo Cândido, laureado advogado, desde o 2° ano do Curso Médio, estando, portanto, há 46 anos dentro de um escritório de advocacia. Exerceu a Presidência da OAB mineira por quatro mandatos, tendo exercido dois mandatos de Conselheiro Federal da OAB, por Minas Gerais.

Foi membro do Ministério Público Federal por concurso, por mais de 30 anos, tendo se aposentado, a pedido, no cargo de Procurador Regional da República. Ele é Professor de Processo Civil há 38 anos, atualmente na Faculdade de Direito da Universidade FUMEC.

Doutorando em Processo Coletivo pela Faculdade de Direito da UFMG. Curso de Especialização em Docência no Ensino Superior pela FUMEC.

Aficcionado pela família, pela Igreja Católica Apostólica Romana, pelo CRUZEIRO (ostenta o Raposão de Ouro, conferido pelo Cruzeiro Esporte Clube, do qual é Conselheiro Benemérito) e por fotografias.