Apesar da prefeita tentar dificultar os trabalhos, CPI da Saúde continua atuando, diz Adriano

Publicado em: 11/04/2012 00:00

O vereador Adriano Ferreira de Morais declarou na Tribuna da Câmara na reunião do dia 3 de abril que a prefeita Benice Maia vem tentando dificultar o trabalho da CPI que investiga suspeitas de superfaturamento nas compras da Secretaria de Saúde. Segundo o vereador, que preside a CPI, o Executivo além de pedir a dilação do prazo para entrega de documentos, ainda envia informações “pela metade”.

Veja a íntegra da fala do vereador Adriano Morais no canal da Câmara no Youtube>>

A declaração e Adriano foi uma resposta aos rumores, que ele diz ter ouvido pelas ruas e em algumas repartições públicas, de que a CPI estaria inativa. “A CPI não está parada não. Ela estava no aguardo do envio de documentos, mas estamos atuando”, ressaltou.

Segundo relatou o vereador, foi pedido à prefeita o envio de cópias autenticadas dos processos licitatórios de oito empresas que venderam produtos destinados à Secretaria de Saúde e mais extratos contábeis referentes às despesas da pasta da Saúde de 2005 a 2011.

“Além de pedir mais dez das de prazo para enviar as informações, o que nós concedermos, a prefeita só nos enviou os processos licitatórios”, contou Adriano. No ofício que acompanhou os documentos, a prefeita alegou que os extratos contáveis já estão na Câmara nas prestações de contas anuais e disse que, por isso, não haveria necessidade de enviá-los novamente, até pelo “princípio de economia”.

“Economia de quê?”, questionou Adriano. “Se nós encontramos notas com produtos 300% mais caros nas compras da Saúde. A prefeitura tinha que ter pensado em economia era nas licitações”, irritou-se.

O vereador alegou ainda que os extratos contábeis enviados na prestação de contas são cópias que não permitem uma boa visibilidade das informações. “Nós vamos entrar com uma ação na Justiça contra a prefeita para recebermos esses documentos legíveis”, declarou Adriano.

Lotes

Adriano também desmentiu na Tribuna boatos de que ele teria denunciado a doações de lotes no bairro Sebastião Soares de Oliveira. “Vamos parar com isso, foi a prefeita que retirou o projeto de votação porque ela recebeu recomendação eleitoral avisando que não poderia fazer doações neste ano”, explicou. “Esta aqui o ofício nº 018/2012 solicitando a retirada do projeto”, mostrou ele na Tribuna.

O vereador ressaltou que não é a Câmara que está dificultando nada. “Nós estamos aqui para votar. E aquilo que for em benefício da sociedade nós nunca seremos contra”.

Concurso

Ele também levantou suspeitas quanto à lisura da empresa “Suportec”, contratada pela Prefeitura para realizar o concurso deste ano, que substituirá o de 2011, que foi anulado após denúncias de fraude.

“Ninguém sabe da idoneidade dessa empresa, há quanto tempo ela existe, se foi criada agora. No site dela não tem nenhuma informação”, destacou. “E uma amiga minha descobriu que o diretor executivo dessa Suportec, Sr. Willian Machado, foi candidato a deputado. Não sei se ele foi eleito, mas ele vive ali no meio do poder”, insinuou.

Máquinas quebradas

Outro assunto abordado por Adriano foi o aluguel de máquinas pesadas como patrolas e pás-carregadeiras pela Prefeitura. “A prefeitura aluga máquinas em vez de arrumar as nossas”, criticou. “Não tem máquinas para consertar nossas estradas, mas para fazer aterro e terraplanagem particular para empresa que irá gerar emprego para moradores de Campina Verde tem”, denunciou. “Está lá a todo vapor. Fica pagando aluguel. A gente tem até que verificar, porque o valor que está sendo pago poderia estar sendo usado na reforma das nossas patrolas”.

Por fim Adriano pediu à população que não acredite nos boatos maldosos que sempre aparecem e vão continuar aparecendo contra os vereadores que não são do grupo da prefeita. “Procure a gente para saber das coisas, não vão acreditando nos absurdos que ouvem. Esse ano é eleitoral e tem funcionário da Prefeitura que ganha só para fazer ‘picuinhas’”.