Aprovado projeto de Lei que adequa salários dos professores ao piso nacional

Publicado em: 12/03/2012 00:00

Por unanimidade, a Câmara Municipal de Itapagipe aprovou, no dia 6 de março, Projeto de Lei Complementar n° 36/2012, que alterou os valores dos vencimentos dos cargos de Monitor, Professor P1 e Professor P2 da Prefeitura.

A alteração atende à exigência da Lei Federal n° 11.494/2007,que determinou o piso salarial nacional para o Magistério. Em 2012 o valor do piso da categoria foi fixado em R$ 1.451,00 para uma jornada de 40 horas semanais.

Pela adequação, os monitores de educação passarão a receberR$ 1.088,40 mensal, já que a carga horária é de 30 horas semanais. Já o saláriodo Professor P1, que tem jornada de 24 horas semanais, será de R$ R$ 870,72. O Professor P2 passará a receber R$ 8,07 por hora/aula. Os efeitos da lei sãor etroativos a 1° de janeiro de 2012.

Apesar de aprovarem o Projeto de Lei, os vereadores Nágila Maluf e Adriano Morais defenderam um salário maior para os professores. Segundo eles,apesar do valor apresentado estar proporcionalmente dentro do piso, a receita atual do município daria margem para uma melhor valorização da categoria.

Wilson Paula(Cascão) também usou a palavra para falar sobreo projeto. Segundo ele, o discurso de valorização do Magistério, infelizmente,não passa de discurso político em ano eleitoral. “Depois que são eleitos, todos esquecem do assunto”, lamentou.