Professores da Escola E. Santo Antônio promovem debate sobre cotas raciais

Publicado em: 10/11/2016 00:00

Alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Santo Antônio participaram, nesta manhã (07/11), do Projeto “Cada um do seu jeito e cada jeito é de cada um” na Câmara Municipal. O projeto, teve como responsável a Professora Roberta Landri e dois orientadores dos alunos, os Professores Eduardo Rozette e Marlete Azevedo. Segundo eles, o objetivo do projeto é discutir o sistema de cotas raciais nas Universidades e, dessa forma, propiciar um trabalho integrado entre disciplinas, enriquecendo e dando um maior significado à aprendizagem dos alunos.

De um lado, alunos favoráveis as cotas e, do outro, àqueles contrários ao sistema de cotas raciais explanaram sobre o tema, com o intuito de gerar a conscientização dos alunos e, também, de produzir pontos de vista que contribuam para uma sociedade mais justa e democrática.

O projeto terá ainda 07 (sete) aulas durante o mês e, as atividades, acontecerão em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. Visa ainda cumprir com a Lei 10.639/2003 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, que incluiu no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira".

“Na minha opinião, é muito importante que a educação incentive este tipo de trabalho escolar, uma vez que o racismo está presente em nosso dia a dia” – asseverou a Professora Roberta. De acordo com a educadora, a realização de debates tem a finalidade de formar jovens críticos e conscientes para que, em um futuro breve, o racismo seja banido da sociedade.