Câmara realiza sua 9° Reunião Ordinária do ano

Publicado em: 09/06/2016 00:00

Na noite desta terça-feira (09/06), aconteceu a 9° Sessão Legislativa da Câmara Municipal de Itapagipe. No início da Reunião, o Senhor Hélio Humberto de Morais, usou a tribuna-livre da Câmara para discorrer sobre a liberação de Emenda Parlamentar do Deputado Federal Adelmo Leão, destinada a Secretaria Municipal da Saúde de Itapagipe e demais recursos do Governo de Minas Gerais para o município e região.

Indicações:

Na Sessão Ordinária, o vereador Orides José Barbosa, reivindicou ao Executivo, a construção de recuos em torno da Praça da Matriz para construção de vagas de estacionamento. Segundo Orides, por não ter estacionamento, os veículos ficam estacionados na rua e, conseqüentemente, atrapalham o trânsito da cidade.

Já a nobre Edil Júlia Aleixa Carneiro Queiroz, apresentou na 9° Reunião da Câmara, indicação solicitando ao Prefeito Municipal que adote as medidas necessárias para reativar o Campo de Futebol da Vila Coqueiros. De acordo com a vereadora, tal reivindicação foi feita pelos moradores do local e visa incentivar as práticas esportivas e o lazer. Ainda na Sessão, Júlia pediu a manutenção da estrada do senhor Clóvis do Nato até a estrada do senhor Zé do Joãozico, na região do Buriti e, também, a manutenção do mata-burro localizado na propriedade do senhor Adilson Romeri Barbosa da Silva.

Por fim, Juliano José Marques da Silva solicitou ao Executivo o conserto das luminárias da parte interna do Ginásio Poliesportivo João Eterno de Oliveira e, também, a instalação de telas para evitar que as pombas fiquem no local.

Projeto de Lei

Na noite de terça-feira, foi aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei Municipal n°. 171 de 26 de abril de 2016 que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2017. A Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO tem como objetivo estabelecer as diretrizes, prioridades e metas da administração, orientando a elaboração da proposta orçamentária de cada exercício financeiro, formado pelos orçamentos fiscal, de investimento das empresas e da seguridade social, compatibilizando as políticas, objetivos e metas estabelecidas no Plano Plurianual e as ações previstas nos orçamentos para a sua consecução, promovendo, em prazo compatível, um debate sobre a ligação e a adequação entre receitas e despesas públicas e as prioridades orçamentárias.

Moção de Aplauso

Moção de aplausos aos servidores da Vigilância Ambiental de Itapagipe pelo excelente trabalho desenvolvido no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya e do zika de autoria da vereadora Nair Ferreira de Faria Araújo foi aprovado pelo Legislativo Municipal. A proposição visa reconhecer o trabalho primoroso dos trabalhadores no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Tribuna

Na parte final da Reunião, o vereador Orides José Barbosa cobrou do Executivo a sinalização das vias da cidade. Abordou ainda sobre a atual crise política que o país esta atravessando e, segundo ele, falta seriedade dos políticos. O vereador solicitou ainda a recuperação das estradas municipais e também, melhorias no transporte escolar. Por último, destacou seu propósito de trabalhar em prol da coletividade, para proporcionar melhor qualidade de vida aos munícipes.

A vereadora Júlia, em sua fala, aproveitou para convidar toda a população para o curso de panificação, através da FIEMG, que será realizado do dia 21 de junho a 20 de julho, no Centro de Eventos.

Já o nobre Edil Cráides, mostrou sua indignação a respeito das mortes por envenenamento dos cachorros que vivem nas ruas da cidade e sugeriu que o Executivo tome providências e crie um programa de controle de animais abandonados, uma vez que, cachorros e gatos são transmissores de diversas doenças.  Além disso, Cráides aconselhou a contratação de um Médico Veterinário para fazer a castração destes e, por fim, pediu ajuda dos colegas vereadores para sensibilizar o Prefeito sobre a necessidade de resolver tal problema.

EXPOITA, festa de peão tradicional na cidade foi motivo de elogios na Reunião Ordinária. O vereador Sinvaldo (Toco), parabenizou a diretoria do Sindicato Rural e, também, toda a equipe responsável pelo evento. Toco lembrou na Sessão que a Prefeitura está distribuindo os IPTUs e que poderá ser parcelado em 6 (seis) vezes.

Por último, o Presidente da Câmara Sézio Francisco disse que, em recente viagem à cidade de Brasília, foi informado pelo Assessor Jurídico da ABRACAM sobre verbas concedidas para pagamento de despesas dos servidores e/ou vereadores em viagem a trabalho. E, por precaução e cuidado, Sézio decidiu que só vai deferir viagens e diárias mediante comprovante - via ofício - de agendamento pré-estabelecido, emitido à Câmara Municipal, pelos Órgãos competentes.