Projeto da LDO para 2017 chega à Câmara

Publicado em: 04/05/2016 00:00

Na noite de terça-feira (03/05), aconteceu a 7° Reunião Ordinária da Câmara de Itapagipe. Na Sessão, o Presidente da Câmara Municipal Sézio Francisco, apresentou em Plenário, o Projeto de Lei Municipal n°. 171 de 26 de abril de 2016 que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2017. O referido Projeto foi encaminhado para análise da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária no prazo regimental de 30 dias, sendo que, nos primeiros 12 dias, os Vereadores poderão apresentar emendas ao projeto. A Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) tem a finalidade de orientar a elaboração dos orçamentos fiscal, seguridade social e de investimento do Município, compreendendo as metas e prioridades da administração pública, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente e a orientação para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Na Reunião, o vereador Juliano José Marques da Silva, solicitou a instalação de placas indicativas de "Proibido Estacionar" na Alameda localizada acima da Praça da COHAB I, entre as Ruas C e D. Segundo o vereador, a medida se faz necessária, tendo em vista que as pessoas estacionam os carros no local, atrapalhando o trânsito na via ora citada.

Visando garantir a segurança das crianças e dos pedestres que transitam em frente às Escolas Municipais, a Vereadora Nair Ferreira de Faria Araújo, solicitou em caráter de urgência ao Executivo, a sinalização do solo no local.

Ainda na Sessão, foi aprovado por unanimidade, a Moção de Aplauso n°.001/2016 de autoria do vereador Silvado Roberto Barbosa (Toco), aos membros da Diretoria, Colaboradores e voluntários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Itapagipe, pela realização do 5° Leilão em prol da APAE, ocorrido no dia 16/04/2016. Segundo o vereador, foi uma brilhante ação - “é emocionante ver a união, a entrega e a garra de todos os membros que se empenharam de corpo e alma para a realização desse nobre evento” – disse Toco.
De acordo com o nobre Edil, o evento reuniu toda comunidade itapagipense em prol do atendimento digno e de distinta qualidade aos alunos da APAE, motivo de tranqüilidade às respectivas famílias e de orgulho aos cidadãos itapagipenses.

Já na parte final da Reunião Ordinária, o Vereador Orides José Barbosa, aproveitou para elogiar o Sr. Jairo Paula Filho (Jairinho), pelos relevantes serviços prestados à comunidade rural e enfatizou que ele, juntamente com a Administração Municipal, estão comprometidos em atender às demandas da sociedade Itapagipense.

Através do Projeto de Resolução n°. 03 de 03 de maio de 2016, aprovado pela Câmara, a próxima Sessão será antecipada para o dia 16/05/2016 (segunda-feira), às 19h00min.Sendo assim, a 8º Sessão Legislativa, em caráter excepcional, não acontecerá na terça-feira, uma vez que, a tradicional festa do Peão de Itapagipe - EXPOITA, inicia-se no dia 17/05.