Universitários reivindicam aumento de subvenção para custear transporte

Publicado em: 20/10/2015 00:00

Na 16º Sessão Legislativa da Câmara Municipal, ocorrido no dia 20 de outubro de 2015, estudantes estiveram presentes na Reunião para discorrer sobre o repasse de verba para a Associação dos Universitários de Itapagipe (ASSUITA).

Representando os Universitários, o Senhor Aldamiro Ferreira da Silva, usou a tribuna da Casa para reivindicar aumento da subvenção repassada pela Prefeitura à Associação. Segundo Aldamiro, há mais de três anos que a Prefeitura não atualiza a verba -“antes o auxílio chegava a 52% das despesas, sendo que hoje o repasse chega a menos de 48%” – explicou. De acordo com ele, essa conduta está destruindo sonhos, uma vez que a mensalidade do ônibus que hoje é de R$ 175,00 (centro e setenta e cinco reais) poderá aumentar para R$ 230,00 (duzentos e trinta reais) e comprometerá o orçamento dos estudantes, sendo que muitos, não terão condições de custear com a mensalidade da faculdade somado a do ônibus, conforme relatou.

Por fim, ele sugeriu que fosse criada uma casa de repouso na cidade de São José do Rio Preto/SP, para usuários da área da Saúde e também para estagiários – “Eu estou fazendo estágio lá em Rio Preto, outras pessoas também estão fazendo e umas já fizeram. É muito trabalhoso, humilhante, você sair procurando um lugar para ficar com um colega, tendo as vezes que pagar muito caro e não ter a liberdade. Então essa casa de repouso, mesmo que tivesse uma taxa para quem usasse, seria mais conveniente para o cidadão itapagipense e para os usuários da saúde” – argumentou.

A Câmara Municipal, representada por todos os Edis, informou que vai formar uma Comissão junto aos Universitários e posteriormente reunirá com o Prefeito, para sugerir que, pelo menos metade da economia feita pelo Legislativo no ano de 2015, sobre o repasse orçamentário do município à Câmara, seja revertida em benefício dos estudantes.