Extensionista da EMATER usa a tribuna para apresentar relatório das atividades em 2012

Publicado em: 00/00/0000 00:00

Gleicon Rodrigues Soares extensionista agropecuário da EMATER, na última reunião ordinária da Câmara, dia 08/05, excepcionalmente na quarta feira; usou a tribuna para mostrar aos vereadores e também ao público presente as atividades realizadas pela EMATER durante o ano de 2012.

De acordo com o levantamento apresentado por Gleicon, em Itapagipe, existem 13.656 habitantes e que 4.098 desses moradores residem na zona rural do município, o que representa 30 % da população total  (dados do IBGE). Os principais produtos agropecuários do município conforme apontou o levantamento da EMATER são cana-de-açúcar, milho (grão), soja, abacaxi e seringueira.

Segundo o levantamento o PIB do município é de 268.139.000,00, sendo que 93.665.000,00 deste PIB é agropecuário o que representa 34,93 % de participação no município.

Em 2012 a EMATER atendeu 575 agricultores familiares. Gleicon também levantou dados sobre o PNAE- Programa Nacional de Alimentação Escolar. “Foram elaborados no ano de 2012; 14 projetos, 1. 381 alunos beneficiados com a Alimentação escolar, 7 agricultores familiares assistidos pela EMATER que comercializaram no PNAE e R$ 45.610,00 provenientes da comercialização dos produtos pelos agricultores familiares.

Sobre o Programa Minas Sem Fome – MSF, Gleicon relatou que 10 agricultores foram beneficiados, 10 tanques rede de piscicultura instalados e  R$ 7.840,00 do Programa Minas Sem Fome foram aplicados no município.   Gleicon ainda apresentou dados de outros  programas que estão sendo aplicados em Itapagipe.

No final da apresentação Gleicon agradeceu aos agricultores e demais parceiros institucionais pelo apoio as ações em prol do desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, em especial a Prefeitura Municipal e a Câmara Municipal pela confiança dispensada a equipe da EMATER.