Promotor antecipou ao ‘G5’ notícia de recomendação para anular realização do concurso da Prefeitura

Publicado em: 25/04/2012 00:00

Durante a reunião ordinária do dia 17 de abril, o vereador Adriano Ferreira de Morais contou que ele e os colegas Orides Barbosa e Nágila Maluf, todos integrantes do bloco partidário denominado “G5”, que também é composto por César Castro e Teotonio Sabino, foram ao gabinete do promotor de Justiça da Comarca para conversarem a respeito do concurso público 01/2012 da Prefeitura de Itapagipe.

Segundo Adriano, a intenção era levar ao promotor Estevan Sartoratto notícias tiradas da internet que apontavam irregularidades investigadas pelo Ministério Público na realização de concursos públicos envolvendo a Suportec, mesma empresa contratada pela Prefeitura de Itapagipe.

O vereador Adriano já havia, na reunião da Câmara do dia 3 de abril, insinuado suspeitas quanto à lisura da referida empresa, por, segundo ele, o diretor executivo da Suportec ser um ex-candidato a deputado estadual.

Paralelamente à desconfiança de Adriano da idoneidade daSuportec, um grupo de cinco advogados levaram ao presidente da OAB/Itapagipe um pedido para que a instituição intercedesse junto ao MP para que o concurso não fosse realizado este ano. Os advogados mostravam-se temerosos devido às fraudes descobertas no concurso realizado em 2011.

Concomitante à desconfiança de Adriano e à manifestação dos advogados, surgiu na imprensa a notícia de fraude na licitação que contratou a Suportec para realizar o concurso na cidade de São Joaquim de Bicas/MG. E foi esta a notícia que os três vereadores foram levar ao promotor e reiterar opedido, já entregue pela OAB, para que fosse impedida a realização do concurso em Itapagipe.

Ao comunicarem o motivo da visita, porém, Nágila, Adriano e Orides foram surpreendidos pelo promotor Estevan Sartoratto, com a notícia de que ele já era conhecedor das denúncias e, inclusive, já havia preparado uma recomendação à Prefeitura para que tornasse nulo o processo licitatório que contratou a Suportec.

Conforme Adriano relatou na Tribuna, Sartoratto ainda lhes contou que o promotor que investiga o caso de São Joaquim de Bicas já havia detectado ilicitudes na documentação da empresa.

“A sede da Suportec não foi encontrada pelos correios no endereço em que ela informa na sua documentação”, revelou-lhes o promotor. “No endereço indicado por eles funciona um teatro”.

Adriano contou ainda que o MP também tentou contato telefônico com a empresa no número indicado na documentação, mas uma gravação da companhia telefônica dizia que “este número não existe”.

Diante destas informações, o vereador Adriano pediu ao presidente César Donizetti de Castro que a Câmara de Itapagipe preparasse uma proposição formal de anulação do concurso público 01/2012. O documento ficou deser apresentado na próxima reunião, dia 2 de maio.