HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

História de Itapagipe
O distrito do Lageado, hoje município de Itapagipe, foi emancipado em 27 de dezembro de1948; porém, esta região começou a ser povoada muito antes, em 1880. O primeiro morador, Antônio Gomes Sobreiro, “casado” com uma índia Caiapó, cujo nome não é conhecido, veio para cá atraído pela fertilidade do solo, relevo plano e abundância de água.
 
Isso atraiu também europeus, ex-escravos africanos, fora os índios que já por aqui viviam. -Dessa mistura surgiu Itapagipe, cujo povo é carregado de traços e costumes multirraciais.
 
Os primeiros habitantes dessa terra instalaram-se na região conhecida como Serra da Moeda. Mas, com a doação da fazenda Lageado a Santo Antônio, uma igreja foi erguida às margens do córrego Lageado e ali, em volta da capela, começaram a surgir as primeiras casas que dariam origem ao povoado de Santo Antônio do Lageado, hoje Itapagipe.
 
O nome Itapagipe vem do tupi – guarani e significa “pedra dura”. Esse nome foi escolhido devido à grande laje que calça todo o leito do córrego Lageado, que corta a cidade ao meio.
 
Além da igreja matriz de Santo Antonio (padroeiro da cidade) Itapagipe possui também a capela de São Bom Jesus da Lapa. Ela foi construída por Manoel Ferreira Pinto, para pagar uma promessa.
 
Contam que Manoel era alcoólatra e que certa noite sonhou com Bom Jesus da Lapa e este lhe teria dito que se ele construísse uma igreja sua vida mudaria. Assim foi feito. A capela foi inaugurada, com festa, em 1958.
 
GEOGRAFIA
 
Sua população em 2014, segundo o IBGE, era de 14.645 habitantes. A área é de 1800,8 km².
 
O municípios limítrofes são Campina Verde a noroeste e norte, Prata e Comendador Gomes a nordeste, Frutal a sudeste, os paulistas Paulo de Faria e Riolândia a sul e São Francisco de Sales a oeste.
 
Fonte: Livro: Itapagipe – Lapidando a história

NOTÍCIAS

VEJA MAIS

LINKS

FALE CONOSCO

CÂMARA MUNICIPAL DE ITAPAGIPE

  • E-mail:

    contato@cmitapagipe.mg.gov.br

  • Endereço:

    Av. 05, nº 330 - Centro - Itapagipe/MG

  • Telefones:

    (34) 3424-2106

    (34) 3434-1735

  • Horário de atendimento ao público:

    12h:00min. às 17h00min.


SIGA-NOS

O seu navegador não é recomendado para uma boa navegação neste site.
Para uma melhor visualização do site atualize-o ou escolha outro navegador.
Saiba mais...
Google ChromeMozilla FirefoxOpera