1° Seminário de Câmaras Municipais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

Na noite de quinta-feira, de 14 de Setembro de 2017, no Teatro Municipal de Araxá, aconteceu a solenidade de abertura com convidados especiais e autoridades do Primeiro Seminário de Câmaras Municipais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, neste ato, cerca de 300 parlamentares e 66 Câmaras Municipais e do Alto Paranaíba se reuniram.

O seminário foi promovido pelas Câmaras Municipais de Araxá, Ituiutaba, Patos de Minas, Uberaba e Uberlândia contando com o apoio de parceiros.

Além da presença de Advogados e Presidentes dos Legislativos, o evento contou com o Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) Doorgal Gustavo Borges de Andrada, o Ministro da Justiça Torquato Lorena Jardim, e o Presidente da Associação Brasileira de Câmaras Municipais (ABRACAM), Rogério Rodrigues da Silva.

No dia seguinte, sexta-feira, 15 de Setembro de 2017, iniciaram-se as palestras com os seguintes temas abordados:

- improbidade por ato administrativo e o verdadeiro papel do vereador,

- politização da justiça,

- novos desafios do mandato de vereador,

- importância da cooperação e segurança,

- direito digital e internet.

O objetivo do seminário foi unir e fortalecer o poder legislativo, debater assuntos do dia a dia no trabalho dos vereadores e as prioridades de cada município. Durante a reunião foram citados os problemas e algumas sugestões, além de expor de que forma os parlamentares poderiam contribuir para isso.

Na ocasião os vereadores Luiz Leonel Filho (Luizinho) e o vereador Sinvaldo Roberto Barbosa(Toco) apresentaram uma demanda muito importante para nosso município que seria a conclusão da rodovia que liga Itapagipe a Campina Verde/MG.

Ao final do seminário foi gerado um documento assinado por todo o Legislativo presente onde constaram as prioridades de cada município da região. Esse documento será encaminhado às autoridades competentes visando às melhorias.